SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3LA FORMACION EDUCACIONAL EN EJA: DILEMAS Y REPRENSENTACIONES SOCIALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

TEIXEIRA, Catarina  y  ALVES, Jacqueline Magalhães. MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIOAMBIENTAL DE PROFESSORES POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA CONSERVAÇÃO DE NASCENTES URBANAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.769-792. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170311.

A pesquisa teve como objetivo desenvolver um trabalho compartilhado com professores da educação básica sobre questões socioambientais locais e analisar o processo de interação, reflexão e elaboração pelos sujeitos participantes da pesquisa, cujo tema mobilizador teve foco na conservação e na preservação de nascentes. Os instrumentos de coleta de dados foram: audiogravação de todos os encontros, diário de campo da pesquisadoras, questionários abertos e registros escritos pelos professores. A análise dos dados decorrente dos encontros se baseou na metodologia denominada Análise de Conteúdo. Observamos uma maior interação dos professores com o tema da pesquisa quando eles se apropriaram do tema e o relacionaram com a problemática socioambiental local.

Palabras clave : Educação Ambiental; Formação de Professores; Problemática socioambiental local..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )