SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 special issueSECUENCIAS DIDÁCTICAS INVESTIGATIVAS Y ARGUMENTACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE LA ECOLOGÍAARGUMENTATION AND LEARNING OPPORTUNITIES CONSTRUCTION IN SCIENCE CLASSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

JIMENEZ-ALEIXANDRE, María Pilar  and  BROCOS, Pablo. DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.spe, pp.139-160. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s??.

Este artigo apresenta uma revisão crítica dos principais desafios metodológicos envolvidos na pesquisa da argumentação em ensino de ciências. Distinguimos três tipos de desafios que estão conectados: teóricos - como se caracteriza, como se enquadra; metodológicos - como se estuda, como se analisa, o que analisar, objeto deste trabalho; didáticos - como planejar situações de aula para promover a sua prática, como articulá-la com a aprendizagem das ciências. Identificam-se cinco tipos de desafios metodológicos: 1) o que conta como argumento; 2) o objeto de estudo e a unidade de análise; 3) a adequação das distintas ferramentas metodológicas; 4) como definir, como identificar e utilizar distintos elementos das ferramentas na pesquisa; e 5) como analisar as dimensões mais sofisticadas da argumentação.

Keywords : Argumentação; Metodologia; Análise da argumentação..

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )