SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número especialSEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIALA ARGUMENTACIÓN Y CONSTRUCCIÓN DE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAJE EN CLASES DE CIENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

JIMENEZ-ALEIXANDRE, María Pilar  y  BROCOS, Pablo. DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.spe, pp.139-160. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s??.

Este artigo apresenta uma revisão crítica dos principais desafios metodológicos envolvidos na pesquisa da argumentação em ensino de ciências. Distinguimos três tipos de desafios que estão conectados: teóricos - como se caracteriza, como se enquadra; metodológicos - como se estuda, como se analisa, o que analisar, objeto deste trabalho; didáticos - como planejar situações de aula para promover a sua prática, como articulá-la com a aprendizagem das ciências. Identificam-se cinco tipos de desafios metodológicos: 1) o que conta como argumento; 2) o objeto de estudo e a unidade de análise; 3) a adequação das distintas ferramentas metodológicas; 4) como definir, como identificar e utilizar distintos elementos das ferramentas na pesquisa; e 5) como analisar as dimensões mais sofisticadas da argumentação.

Palabras clave : Argumentação; Metodologia; Análise da argumentação..

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )