SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1HABILIDADES Y FORMACIÓN DE DOCENTES DE LOS AÑOS INICIALES PARA LA EDUCACIÓN CIENTÍFICATEORÍA ACTOR-RED, LITERATURA Y EDUCACIÓN EN CIENCIAS: UNA PROPUESTA DE MATERIALIZACIÓN DE LA RED SOCIO-TÉCNICA EN AULA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

GOMES, Isabel  y  CAZELLI, Sibele. FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.23-46. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180102.

A despeito do uso frequente da mediação humana em museus de ciência há pouco investimento na formação de profissionais para a função. O presente trabalho visa analisar a formação de mediadores em dois museus de ciência, a partir da compreensão dos saberes mobilizados nesse processo. A coleta de dados consistiu na observação de cursos de formação de mediadores, em entrevistas com profissionais atuantes nos processos estudados e questionários autoaplicados com mediadores. A formação de mediadores incluiu cursos organizados pelos museus em questão, mas também a formação acadêmica prévia, a prática e o diálogo entre os mediadores. Os processos estudados envolveram, com ênfases distintas em cada caso, saberes disciplinares, da formação profissional e da experiência, todos essenciais a uma boa prática.

Palabras clave : Museu de ciência; Educação não formal em ciências; Mediação; Formação de mediadores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )