SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1SCIENCE MUSEUM MEDIATORS' EDUCATION: KNOWLEDGE AND PRACTICESMODELLING GENE EXPRESSION TO TEACH GENE EXPRESSION IN SECONDARY EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, Fábio Augusto Rodrigues e; LISBOA, Débora do Prado; OLIVEIRA, Denise do Prado Lisboa  and  COUTINHO, Francisco Ângelo. TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.47-64. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180101.

O artigo apresenta a teoria ator-rede como uma abordagem que permite entender a complexidade da rede de produção sociomaterial do conhecimento científico. Como exemplo de estudo, toma a tarefa de analisar o conto "O alienista", de Machado de Assis. Metodologicamente, o artigo procura identificar os personagens e as entidades, descrevendo as suas ações e as suas associações. Com a construção desse relato, pretende-se, ainda, apresentar como Machado de Assis torna evidente de que maneira o conhecimento científico é utilizado como um instrumento de poder e de dominação. Espera-se que a análise aqui realizada possibilite a construção de estratégias de ensino que utilizem o conto machadiano como mediador do entendimento dos processos de produção da ciência.

Keywords : Literatura; Educação científica; Teoria Ator-Rede..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )