SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1FORMACIÓN DE MEDIADORES EN MUSEOS DE CIENCIAS: CONOCIMIENTOS Y PRÁCTICASMODELIZAR LA EXPRESIÓN DE LOS GENES PARA EL APRENDIZAJE DE ENFERMEDADES GENÉTICAS EN SECUNDARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SILVA, Fábio Augusto Rodrigues e; LISBOA, Débora do Prado; OLIVEIRA, Denise do Prado Lisboa  y  COUTINHO, Francisco Ângelo. TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.47-64. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180101.

O artigo apresenta a teoria ator-rede como uma abordagem que permite entender a complexidade da rede de produção sociomaterial do conhecimento científico. Como exemplo de estudo, toma a tarefa de analisar o conto "O alienista", de Machado de Assis. Metodologicamente, o artigo procura identificar os personagens e as entidades, descrevendo as suas ações e as suas associações. Com a construção desse relato, pretende-se, ainda, apresentar como Machado de Assis torna evidente de que maneira o conhecimento científico é utilizado como um instrumento de poder e de dominação. Espera-se que a análise aqui realizada possibilite a construção de estratégias de ensino que utilizem o conto machadiano como mediador do entendimento dos processos de produção da ciência.

Palabras clave : Literatura; Educação científica; Teoria Ator-Rede..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )