SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULAO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR POR ALUNOS EM AULAS DE BIOLOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

PREGO, Noa Ageitos  e  PUIG, Blanca. MODELAR EXPRESSÃO GENÉTICA PARA O APRENDIZADO DE DOENÇAS GENÉTICAS NO ENSINO MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.65-84. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180104.

Este artigo apresenta o desenho e análise de uma atividade de modelagem sobre a expressão dos genes enquadrada em uma sequência didática para trabalhar doenças genéticas com alunos de Ensino Médio. O estudo se desenvolve a partir de uma tese de doutorado sobre o desempenho de práticas científicas na aprendizagem sobre genética. Propomos a modelagem como meio de que ajuda a dar visibilidade e a entender os mecanismos implicados na expressão genética.

As seguintes perguntas guiam este trabalho: 1) Como são os modelos materiais elaborados pelos estudantes de Ensino Médio para explicar a expressão genética?; 2) Em que medida eles explicam a expressão genética com base nos modelos elaborados e os relacionam com a anemia falciforme?

Os resultados mostram que todos os grupos mobilizaram ideias e noções de genética para elaborar seus modelos materiais, ainda que em alguns casos eles se limitaram a nomear e a situar os elementos envolvidos na expressão genética. Por outro lado, a modelagem da expressão genética com o kit permitiu aos estudantes elaborar uma explicação sobre os mecanismos que intervém na expressão genética. Os cinco grupos conseguiram ampliar e melhorar seus modelos no momento de justificá-los por escrito ou comunicá-los verbalmente, o que manifesta o potencial de um enfoque de modelagem baseado nas diferentes fases propostas por Justi (2006).

Palavras-chave : Modelagem; Modelo de expressão genética; práticas científicas; doenças genéticas; anemia falciforme.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )