SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1MODELLING GENE EXPRESSION TO TEACH GENE EXPRESSION IN SECONDARY EDUCATIONAFFECTION AND METACOGNITION IN STUDENTS' PERCEPTIONS ABOUT THEIR OWN PHYSICS LEARNING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

TRAZZI, Patricia Silveira da Silva  and  OLIVEIRA, Ivone Martins de. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR POR ALUNOS EM AULAS DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.85-106. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180105.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos do processo de apropriação dos conceitos de "fotossíntese" e "respiração celular" em aulas de Biologia por alunos da 1ª série do Ensino Médio. A matriz teórico-metodológica utilizada é a histórico-cultural. A metodologia foi de cunho qualitativo/colaborativo e apresentou como instrumento de produção dos dados registros em diário de campo das reuniões formativas, do planejamento conjunto das aulas e das observações em sala de aula. Além disso, foram feitas gravações em vídeos das aulas e coleta de registros escritos produzidos pelos alunos. As análises apontaram que, a partir da ação mediada intencional realizada pela professora, emergiram indícios de apropriação de conceitos científicos com níveis distintos de generalização e integração conceitual.

Keywords : Fotossíntese; Conceitos científicos; Mediação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )