SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1MODELIZAR LA EXPRESIÓN DE LOS GENES PARA EL APRENDIZAJE DE ENFERMEDADES GENÉTICAS EN SECUNDARIAAFECTIVIDAD Y METACOGNICIÓN EN PERCEPCIONES DE ESTUDIANTES SOBRE SU PROPIO APRENDIZAJE DE FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

TRAZZI, Patricia Silveira da Silva  y  OLIVEIRA, Ivone Martins de. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR POR ALUNOS EM AULAS DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.85-106. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180105.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos do processo de apropriação dos conceitos de "fotossíntese" e "respiração celular" em aulas de Biologia por alunos da 1ª série do Ensino Médio. A matriz teórico-metodológica utilizada é a histórico-cultural. A metodologia foi de cunho qualitativo/colaborativo e apresentou como instrumento de produção dos dados registros em diário de campo das reuniões formativas, do planejamento conjunto das aulas e das observações em sala de aula. Além disso, foram feitas gravações em vídeos das aulas e coleta de registros escritos produzidos pelos alunos. As análises apontaram que, a partir da ação mediada intencional realizada pela professora, emergiram indícios de apropriação de conceitos científicos com níveis distintos de generalização e integração conceitual.

Palabras clave : Fotossíntese; Conceitos científicos; Mediação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )