SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1MODELAR EXPRESSÃO GENÉTICA PARA O APRENDIZADO DE DOENÇAS GENÉTICAS NO ENSINO MÉDIOAFETIVIDADE E METACOGNIÇÃO EM PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE SUA APRENDIZAGEM EM FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

TRAZZI, Patricia Silveira da Silva  e  OLIVEIRA, Ivone Martins de. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR POR ALUNOS EM AULAS DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.85-106. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180105.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos do processo de apropriação dos conceitos de "fotossíntese" e "respiração celular" em aulas de Biologia por alunos da 1ª série do Ensino Médio. A matriz teórico-metodológica utilizada é a histórico-cultural. A metodologia foi de cunho qualitativo/colaborativo e apresentou como instrumento de produção dos dados registros em diário de campo das reuniões formativas, do planejamento conjunto das aulas e das observações em sala de aula. Além disso, foram feitas gravações em vídeos das aulas e coleta de registros escritos produzidos pelos alunos. As análises apontaram que, a partir da ação mediada intencional realizada pela professora, emergiram indícios de apropriação de conceitos científicos com níveis distintos de generalização e integração conceitual.

Palavras-chave : Fotossíntese; Conceitos científicos; Mediação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )