SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1AFFECTION AND METACOGNITION IN STUDENTS' PERCEPTIONS ABOUT THEIR OWN PHYSICS LEARNINGTO KNOW THE COLORS WITHOUT EVER HAVING SEEN THEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BRITO, Liliane Oliveira de  and  FIREMAN, Elton Casado. ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.123-146. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180107.

O presente estudo aponta o ensino de ciências por investigação como uma prática pedagógica que facilita a alfabetização científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para fazer o levantamento dos dados, uma sequência didática foi aplicada abordando a temática "De onde vem o arco-íris?". A pesquisa é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação e foi desenvolvida em um 5º ano de Ensino Fundamental. Os resultados revelaram que os alunos, quando convidados a fazer investigações semelhantes às feitas pela cultura científica, desenvolvem conteúdos conceituais em um contexto dotado de significados. De tal modo, os alunos se tornam capazes de utilizar conceitos científicos como instrumentos de leitura, significação e compreensão do mundo, isto é, alfabetizam-se cientificamente.

Keywords : Ciências; Aprendizagem; Alfabetização científica; Ensino por investigação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )