SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1AFECTIVIDAD Y METACOGNICIÓN EN PERCEPCIONES DE ESTUDIANTES SOBRE SU PROPIO APRENDIZAJE DE FÍSICACONOCIENDO LOS COLORES SIN NUNCA HABERLOS VISTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BRITO, Liliane Oliveira de  y  FIREMAN, Elton Casado. ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.123-146. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180107.

O presente estudo aponta o ensino de ciências por investigação como uma prática pedagógica que facilita a alfabetização científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para fazer o levantamento dos dados, uma sequência didática foi aplicada abordando a temática "De onde vem o arco-íris?". A pesquisa é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação e foi desenvolvida em um 5º ano de Ensino Fundamental. Os resultados revelaram que os alunos, quando convidados a fazer investigações semelhantes às feitas pela cultura científica, desenvolvem conteúdos conceituais em um contexto dotado de significados. De tal modo, os alunos se tornam capazes de utilizar conceitos científicos como instrumentos de leitura, significação e compreensão do mundo, isto é, alfabetizam-se cientificamente.

Palabras clave : Ciências; Aprendizagem; Alfabetização científica; Ensino por investigação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )