SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION: AN EDUCATIONAL STRATEGY TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY IN PRIMARY EDUCATION'S FIRST YEAR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BIANCHI, Cristina; RAMOS, Kim  and  BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição. CONHECER AS CORES SEM NUNCA TÊ-LAS VISTO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.147-164. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180108.

Ensinar cores a cegos de nascimento é um desafio para professores de física, porém insistimos em fazê-lo. Propomos levar em consideração que todos os sentidos são mobilizados no processo de aprendizagem, sendo assim, multissensorial. O sentido da visão, em nosso caso de estudo, será substituído por outros. Considerando que a formação de conceitos é um processo sociolinguístico, avaliamos e averiguamos o conteúdo imagético do conceito de cores em um teste de associação livre com estudantes cegos e videntes. Concluímos que tais conceitos não dependem exclusivamente do visual; outras associações estão envolvidas na sua construção, embora saibamos que nenhum outro sentido fará um cego perceber visualmente as cores. Assim, é possível uma concepção segundo a qual o ensino de cores a alunos cegos deixe de ser um desafio intransponível.

Keywords : Cegos totais de nascimento; Cores; Aprendizado multissensorial..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )