SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS POR INVESTIGACIÓN: UNA ESTRATEGIA PEDAGÓGICA PARA LA PROMOCIÓN DE LA ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA EN LOS PRIMEROS AÑOS DE LA PRIMARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BIANCHI, Cristina; RAMOS, Kim  y  BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição. CONHECER AS CORES SEM NUNCA TÊ-LAS VISTO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.147-164. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180108.

Ensinar cores a cegos de nascimento é um desafio para professores de física, porém insistimos em fazê-lo. Propomos levar em consideração que todos os sentidos são mobilizados no processo de aprendizagem, sendo assim, multissensorial. O sentido da visão, em nosso caso de estudo, será substituído por outros. Considerando que a formação de conceitos é um processo sociolinguístico, avaliamos e averiguamos o conteúdo imagético do conceito de cores em um teste de associação livre com estudantes cegos e videntes. Concluímos que tais conceitos não dependem exclusivamente do visual; outras associações estão envolvidas na sua construção, embora saibamos que nenhum outro sentido fará um cego perceber visualmente as cores. Assim, é possível uma concepção segundo a qual o ensino de cores a alunos cegos deixe de ser um desafio intransponível.

Palabras clave : Cegos totais de nascimento; Cores; Aprendizado multissensorial..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )