SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BIANCHI, Cristina; RAMOS, Kim  e  BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição. CONHECER AS CORES SEM NUNCA TÊ-LAS VISTO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.147-164. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180108.

Ensinar cores a cegos de nascimento é um desafio para professores de física, porém insistimos em fazê-lo. Propomos levar em consideração que todos os sentidos são mobilizados no processo de aprendizagem, sendo assim, multissensorial. O sentido da visão, em nosso caso de estudo, será substituído por outros. Considerando que a formação de conceitos é um processo sociolinguístico, avaliamos e averiguamos o conteúdo imagético do conceito de cores em um teste de associação livre com estudantes cegos e videntes. Concluímos que tais conceitos não dependem exclusivamente do visual; outras associações estão envolvidas na sua construção, embora saibamos que nenhum outro sentido fará um cego perceber visualmente as cores. Assim, é possível uma concepção segundo a qual o ensino de cores a alunos cegos deixe de ser um desafio intransponível.

Palavras-chave : Cegos totais de nascimento; Cores; Aprendizado multissensorial..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )