SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ALMEIDA, Sheila Alves de  e  LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Cientistas em revista: einstein, darwin e marie curie na ciência hoje das crianças. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.29-47. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180202.

Este trabalho analisou três edições da revista Ciência Hoje das Crianças, em que Einstein, Darwin e Marie Curie são apresentados. Frente ao desafio de divulgar a vida e a obra desses cientistas de forma adequada às crianças, para análise dos artigos consideramos a linguagem utilizada, as imagens apresentadas e, principalmente, a representação da revista sobre os cientistas. A metodologia de análise do material é inspirada nos trabalhos de Bakhtin sobre dialogismo e na compreensão por meio dos procedimentos discursivos, verbais e visuais com que a revista interpela e dialoga com as crianças. Os resultados mostram que a chancela editorial opta por focar a infância dos cientistas e uma imagem do cientista curioso e aventureiro. Entretanto, veicula-se nos artigos analisados uma visão estereotipada do cientista como alguém que já se anunciava cientista. Reitera-se a importância da Ciência Hoje das Crianças para a promoção da leitura e a democratização da linguagem de divulgação científica para crianças.

Palavras-chave : Divulgação científica para crianças; Representação dos cientistas; Dialogismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )