Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
ALMEIDA, Sheila Alves de e LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Cientistas em revista: einstein, darwin e marie curie na ciência hoje das crianças. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.29-47. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180202.
Este trabalho analisou três edições da revista Ciência Hoje das Crianças, em que Einstein, Darwin e Marie Curie são apresentados. Frente ao desafio de divulgar a vida e a obra desses cientistas de forma adequada às crianças, para análise dos artigos consideramos a linguagem utilizada, as imagens apresentadas e, principalmente, a representação da revista sobre os cientistas. A metodologia de análise do material é inspirada nos trabalhos de Bakhtin sobre dialogismo e na compreensão por meio dos procedimentos discursivos, verbais e visuais com que a revista interpela e dialoga com as crianças. Os resultados mostram que a chancela editorial opta por focar a infância dos cientistas e uma imagem do cientista curioso e aventureiro. Entretanto, veicula-se nos artigos analisados uma visão estereotipada do cientista como alguém que já se anunciava cientista. Reitera-se a importância da Ciência Hoje das Crianças para a promoção da leitura e a democratização da linguagem de divulgação científica para crianças.
Palavras-chave : Divulgação científica para crianças; Representação dos cientistas; Dialogismo.