SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Científicos en revista: einstein, darwin y marie curie en la revista ciência hoje das criançasINVESTIGACIÓN TEMÁTICA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS EN PAU BRASIL-BA: COMPRENSIONES ACERCA DE UN TEMA GENERADOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SILVA, Wagner Moreira da; VELASCO, Patrícia Del Nero  y  ZANOTELLO, Marcelo. O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.99-127. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180205.

Neste trabalho, analisamos o desenvolvimento de um debate escolar realizado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio acerca de temáticas científicas contemporâneas controversas, a partir da leitura de textos de divulgação científica. A organização do debate se deu conforme modelo específico que preconiza a realização de atividades prévias, entendidas como condição de produção para a construção de argumentos e sentidos. O registro audiovisual do debate, obtido no âmbito de uma pesquisa-ação, foi analisado qualitativamente segundo preceitos fundamentais da Lógica Informal. A análise revelou indícios de variedade de argumentos elaborados pelos estudantes ao defenderem seus posicionamentos, de contribuições ao desenvolvimento de certos aspectos cognitivos e de proficuidade em se trabalharem na escola a apropriação do gênero discursivo "debate" e conceitos básicos relacionados à capacidade argumentativa.

Palabras clave : Debate; Argumentação; Textos de divulgação científica; Lógica informal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )