SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Cientistas em revista: einstein, darwin e marie curie na ciência hoje das criançasINVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SILVA, Wagner Moreira da; VELASCO, Patrícia Del Nero  e  ZANOTELLO, Marcelo. O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.99-127. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180205.

Neste trabalho, analisamos o desenvolvimento de um debate escolar realizado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio acerca de temáticas científicas contemporâneas controversas, a partir da leitura de textos de divulgação científica. A organização do debate se deu conforme modelo específico que preconiza a realização de atividades prévias, entendidas como condição de produção para a construção de argumentos e sentidos. O registro audiovisual do debate, obtido no âmbito de uma pesquisa-ação, foi analisado qualitativamente segundo preceitos fundamentais da Lógica Informal. A análise revelou indícios de variedade de argumentos elaborados pelos estudantes ao defenderem seus posicionamentos, de contribuições ao desenvolvimento de certos aspectos cognitivos e de proficuidade em se trabalharem na escola a apropriação do gênero discursivo "debate" e conceitos básicos relacionados à capacidade argumentativa.

Palavras-chave : Debate; Argumentação; Textos de divulgação científica; Lógica informal.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )