SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2EL DEBATE EN LA PERSPECTIVA DE LA LOGICA INFORMAL: UN ABORDAJE PARA ANALISIS DE LA ARGUMENTACION EN CLASES DE LAS CIENCIASAPROPIACIÓN DISCURSIVA DE MODELOS DE FORMACIÓN DOCENTE EN TRABAJOS DE CONCLUSIÓN DE UNA MAESTRÍA PROFESIONAL EN ENSEÑANZA DE LA FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SILVA, Roger Magalhães da  y  GEHLEN, Simoni Tormöhlen. INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.147-169. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180207.

Desenvolveu-se um processo formativo de professores de ciências baseado nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador, em que se analisaram as compreensões de professores acerca da natureza, da função e dos critérios de seleção do Tema Gerador "O perigo do rio Água Preta em Pau Brasil-BA". As informações foram obtidas por meio da gravação audiovisual de reuniões com os professores de Ciências da rede municipal de Pau Brasil-BA e por entrevistas semiestruturadas, realizadas após o processo formativo e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destaca-se que os professores compreenderam significativamente as características problematizadora e dialógica do Tema Gerador e estabeleceram relações de temas desta natureza com problemas específicos da comunidade local. Além disso, os professores destacaram que a Investigação Temática possibilita a apreensão de contradições sociais da comunidade e distingue os Temas Geradores dos demais temas.

Palabras clave : Paulo Freire; Tema Gerador; Formação de professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )