Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
SILVA, Roger Magalhães da e GEHLEN, Simoni Tormöhlen. INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.147-169. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180207.
Desenvolveu-se um processo formativo de professores de ciências baseado nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador, em que se analisaram as compreensões de professores acerca da natureza, da função e dos critérios de seleção do Tema Gerador "O perigo do rio Água Preta em Pau Brasil-BA". As informações foram obtidas por meio da gravação audiovisual de reuniões com os professores de Ciências da rede municipal de Pau Brasil-BA e por entrevistas semiestruturadas, realizadas após o processo formativo e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destaca-se que os professores compreenderam significativamente as características problematizadora e dialógica do Tema Gerador e estabeleceram relações de temas desta natureza com problemas específicos da comunidade local. Além disso, os professores destacaram que a Investigação Temática possibilita a apreensão de contradições sociais da comunidade e distingue os Temas Geradores dos demais temas.
Palavras-chave : Paulo Freire; Tema Gerador; Formação de professores..