SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2THEMATIC RESEARCH IN SCIENCE TEACHERS' TRAINING IN PAU BRAZIL/BA: UNDERSTANDINGS ABOUT A THEME GENERATOR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SOUZA, Josiane de; REZENDE, Flavia  and  OSTERMANN, Fernanda. APROPRIAÇÃO DISCURSIVA DE MODELOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.171-199. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180208.

Este artigo teve como objetivo investigar em três trabalhos de conclusão a apropriação discursiva do modelo de formação docente com o qual o mestrado profissional em ensino de física da UFRGS se compromete. Inicialmente, depreendemos, por meio de uma análise bakhtiniana da proposta inicial do curso e de seu currículo - considerados contexto extraverbal do objeto de análise -, que o modelo de formação propagado é o do especialista técnico. Em seguida, a análise bakhtiniana dos trabalhos nos permitiu inferir a forma como os professores-alunos se apropriam desse discurso, quando, por exemplo, apresentam referenciais teóricos desvinculados do produto educacional proposto, não consideram a realidade educacional da escola ou se pautam apenas pelo discurso oficial ou por testes internacionais de aprendizagem.

Keywords : Mestrado profissional; Análise bakhtiniana; Formação de professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )