SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2INVESTIGACIÓN TEMÁTICA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS EN PAU BRASIL-BA: COMPRENSIONES ACERCA DE UN TEMA GENERADOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SOUZA, Josiane de; REZENDE, Flavia  y  OSTERMANN, Fernanda. APROPRIAÇÃO DISCURSIVA DE MODELOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.171-199. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180208.

Este artigo teve como objetivo investigar em três trabalhos de conclusão a apropriação discursiva do modelo de formação docente com o qual o mestrado profissional em ensino de física da UFRGS se compromete. Inicialmente, depreendemos, por meio de uma análise bakhtiniana da proposta inicial do curso e de seu currículo - considerados contexto extraverbal do objeto de análise -, que o modelo de formação propagado é o do especialista técnico. Em seguida, a análise bakhtiniana dos trabalhos nos permitiu inferir a forma como os professores-alunos se apropriam desse discurso, quando, por exemplo, apresentam referenciais teóricos desvinculados do produto educacional proposto, não consideram a realidade educacional da escola ou se pautam apenas pelo discurso oficial ou por testes internacionais de aprendizagem.

Palabras clave : Mestrado profissional; Análise bakhtiniana; Formação de professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )