SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3CITIZENSHIP AND SCIENCE EDUCATION: DEBATING ISSUESPHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

LABURU, Carlos Eduardo; GODOY, Marcela Teixeira  and  ZOMPERO, Andreia de Freitas. CARACTERIZAÇÃO DAS INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS EMITIDAS DURANTE ATIVIDADE DISCURSIVA POR UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA SEMIÓTICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.31-50. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180302.

Baseados na teoria da Comunicação de Prieto, propomos uma transposição didática com o objetivo de estabelecer análises que permitam estruturar e compreender determinadas dinâmicas discursivas na escola. O principal conceito a ser destacado da teoria é o signo de tipo indicação circunstancial. Mostra-se que há atividades discursivas em que o professor se serve da emissão de indicações circunstanciais como instrumentos de interlocução para contextualizar o assunto e estimular a reflexão dos estudantes, tornando-os participantes ativos na construção do conhecimento. Fazendo uso de metodologia qualitativa, cinco aulas de um professor de ciências foram examinadas. Entre as várias emissões sígnicas produzidas pelo professor, é possível identificar signos qualificados de indicações circunstanciais que se apresentam com diversas características e fins instrucionais. Como se poderá constatar, o emprego das indicações circunstanciais se justifica por sua fundamental participação na contextualização discursiva e na função cognitiva com vistas ao aprimoramento conceitual dos aprendizes.

Keywords : Educação científica; Semiótica; Sinais; Análise de discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )