SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3LOS IMAGINARIOS DE LICENCIANDOS EN FÍSICA SOBRE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS Y LA ENSEÑANZA EN ESTA MODALIDADSELECCIÓN Y USO DEL LIBRO DE TEXTO: UN ESTUDIO CON MAESTROS DE CIENCIAS NATURALES DE LA RED DE ENSEÑANZA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

CASTRO, Darcy Ribeiro de et al. OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE SER VIVO/CÉLULA DOS ESTUDANTES INGRESSOS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.73-96. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180304.

Este trabalho trata da formação de conceitos científicos no Ensino Superior do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XXIV, Xique-Xique-BA, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos. Envolve uma turma com 43 estudantes ingressos no primeiro semestre de 2013, na faixa etária de 17 a 30 anos. Este estudo tem como base as concepções espontâneas e científicas de estudantes sobre célula/ser vivo. Objetivamos identificar os conhecimentos dos alunos nessa área e usamos para tal a entrevista estruturada (questionário). Os dados foram analisados de acordo com o método comparativo e os referenciais apresentados. Observamos que os estudantes, em geral, apresentaram um conhecimento científico limitado, tanto para os conceitos biológicos centrais quanto para os derivados.

Palabras clave : Conhecimento prévio célula/ser vivo; Vygotsky; Formação; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )