SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3CONOCIMIENTOS PREVIOS ACERCA DEL SER VIVO/CÉLULA DE LOS ESTUDIANTES INGRESOS EN EL CURSO DE INGENIERÍA PESQUERAIMÁGENES Y LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA: IMPLICACIONES DE LA TEORÍA DE LA DOBLE CODIFICACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ROSA, Marcelo D'Aquino  y  MOHR, Adriana. SELEÇÃO E USO DO LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO COM PROFESSORES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.97-115. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180305.

No presente artigo, investigamos aspectos relacionados à seleção e ao uso do livro didático de Ciências por professores de escolas municipais de Florianópolis. Apresentamos e discutimos informações referentes às impressões dos docentes sobre o livro didático de Ciências, colhidas em entrevistas semiestruturadas com oito professores participantes, sujeitos deste estudo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e os resultados apontam que, no grupo de docentes entrevistados, o professor de Ciências é o responsável pela escolha do livro didático na rede municipal de ensino de Florianópolis, a seleção do livro é feita em função da proposta curricular do município e do projeto político-pedagógico da escola, e os docentes consideram-se satisfeitos com a forma como selecionam e utilizam o livro didático em seus trabalhos.

Palabras clave : Livro didático; Ensino de Ciências; Professores; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )