SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE SER VIVO/CÉLULA DOS ESTUDANTES INGRESSOS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCAIMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ROSA, Marcelo D'Aquino  e  MOHR, Adriana. SELEÇÃO E USO DO LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO COM PROFESSORES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.97-115. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180305.

No presente artigo, investigamos aspectos relacionados à seleção e ao uso do livro didático de Ciências por professores de escolas municipais de Florianópolis. Apresentamos e discutimos informações referentes às impressões dos docentes sobre o livro didático de Ciências, colhidas em entrevistas semiestruturadas com oito professores participantes, sujeitos deste estudo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e os resultados apontam que, no grupo de docentes entrevistados, o professor de Ciências é o responsável pela escolha do livro didático na rede municipal de ensino de Florianópolis, a seleção do livro é feita em função da proposta curricular do município e do projeto político-pedagógico da escola, e os docentes consideram-se satisfeitos com a forma como selecionam e utilizam o livro didático em seus trabalhos.

Palavras-chave : Livro didático; Ensino de Ciências; Professores; Ensino Fundamental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )