SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3SCIENCE TEXTBOOKS SELECTION AND USE: RESEARCH ON FLORIANÓPOLIS' MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLSMODERNITY CRISIS, ENVIRONMENTAL EDUCATION, EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND EDUCATION IN GREEN CHEMISTRY: (RE)THINKING PARADIGMS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FREDERICO, Fernando Temporini  and  GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.117-140. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180306.

Este artigo apresenta e discute parte dos dados de uma pesquisa de doutorado que investigou as contribuições das imagens para o ensino de física. Com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, e tendo a Teoria da Dupla Codificação de Paivio como principal referencial teórico, buscou-se investigar como as imagens podem se configurar como recursos potenciais para processos que envolvem o aprendizado de conceitos de física. Com base na análise dos dados coletados, pode-se considerar que tais recursos são capazes de contribuir de maneira significativa para o aprendizado de conceitos físicos.

Keywords : Teoria da dupla codificação; Ensino de física; Imagens.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )