SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3SELECCIÓN Y USO DEL LIBRO DE TEXTO: UN ESTUDIO CON MAESTROS DE CIENCIAS NATURALES DE LA RED DE ENSEÑANZA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLISCRISIS DE LA MODERNIDAD, EDUCACIÓN AMBIENTAL, EDUCACIÓN PARA EL DESARROLLO SUSTENTABLE Y EDUCACIÓN EN QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FREDERICO, Fernando Temporini  y  GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.117-140. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180306.

Este artigo apresenta e discute parte dos dados de uma pesquisa de doutorado que investigou as contribuições das imagens para o ensino de física. Com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, e tendo a Teoria da Dupla Codificação de Paivio como principal referencial teórico, buscou-se investigar como as imagens podem se configurar como recursos potenciais para processos que envolvem o aprendizado de conceitos de física. Com base na análise dos dados coletados, pode-se considerar que tais recursos são capazes de contribuir de maneira significativa para o aprendizado de conceitos físicos.

Palabras clave : Teoria da dupla codificação; Ensino de física; Imagens.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )