SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3SELEÇÃO E USO DO LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO COM PROFESSORESCRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

FREDERICO, Fernando Temporini  e  GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.117-140. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180306.

Este artigo apresenta e discute parte dos dados de uma pesquisa de doutorado que investigou as contribuições das imagens para o ensino de física. Com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, e tendo a Teoria da Dupla Codificação de Paivio como principal referencial teórico, buscou-se investigar como as imagens podem se configurar como recursos potenciais para processos que envolvem o aprendizado de conceitos de física. Com base na análise dos dados coletados, pode-se considerar que tais recursos são capazes de contribuir de maneira significativa para o aprendizado de conceitos físicos.

Palavras-chave : Teoria da dupla codificação; Ensino de física; Imagens.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )