SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3IMÁGENES Y LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA: IMPLICACIONES DE LA TEORÍA DE LA DOBLE CODIFICACIÓN(RE)PENSANDO LAS PRACTICAS DE ESCRITURA EN LA CLASE DE PASANTIA SUPERVISADA EN LA QUIMICA: CON LA PALABRA, LOS PASANTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PITANGA, Ângelo Francklin. CRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.141-159. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180307.

Pensar na crise da modernidade e procurar contribuir com encaminhamentos para a superação desse quadro de instabilidade deve ser tarefa de responsabilidade de todos. Nesse sentido, faz-se necessário repensar e discutir os rumos tomados pela Educação Ambiental (EA), a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Educação em Química Verde (EQV). Para tanto, este artigo tem como objetivo apresentar um ensaio teórico, fundado em pesquisa bibliográfica, procurando situar o leitor, em especial os professores, sobre as discussões, os conflitos, as rupturas, as tensões e os consensos que envolvem os paradigmas da EA e da EDS. Por fim, pretendeu-se contextualizar o cenário do surgimento da química verde, buscando aproximá-la dos pressupostos da Educação Ambiental crítica, como paradigma norteador para a Educação em Química Verde, tencionando orientar uma nova perspectiva de formação dos profissionais da química em todos os níveis de ensino.

Palabras clave : Educação Ambiental; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Química Verde; Educação em Química Verde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )