SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3CRISIS DE LA MODERNIDAD, EDUCACIÓN AMBIENTAL, EDUCACIÓN PARA EL DESARROLLO SUSTENTABLE Y EDUCACIÓN EN QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMASMEDIACIÓN DE LECTURA DE TEXTOS DIDÁCTICOS EN LAS CLASES DE LA QUÍMICA: UN ABORDAJE CON FOCO EN LA MATRIZ DE REFERENCIA DEL ENEM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

CABRAL, Wallace Alves  y  FLOR, Cristhiane Carneiro Cunha. (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.161-174. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180308.

Apresentamos nesta pesquisa uma proposta que foi desenvolvida com os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado em Química da UFJF no ano de 2013, buscando (re)pensar as práticas de escrita para além dos relatórios técnicos que comumente são desenvolvidos neste momento da formação inicial. Nesse sentido, a partir das observações escolares e dos estudos nas dependências da UFJF, os estudantes produziram quatro relatos, que foram elaborados em um processo dialógico de escrita e (re)escrita. Em uma roda de conversas, os estudantes falaram sobre esse movimento na disciplina de estágio. De modo geral, os estagiários apontaram como essencial esse processo de (re)escrever os relatos durante os dois semestres letivos, permitindo uma reflexão sobre a prática e um aprofundamento quanto às questões postas.

Palabras clave : Escrita; Estágio Supervisionado; Formação de professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )