SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3(RE)PENSANDO LAS PRACTICAS DE ESCRITURA EN LA CLASE DE PASANTIA SUPERVISADA EN LA QUIMICA: CON LA PALABRA, LOS PASANTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BARBOSA, Ana Cristina; SILVA, Nilma Soares da; JUNIOR, Célio da Silveira  y  SILVA, Luiza Renata Lourêdo da. MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.175-198. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180309.

Este estudo relata o desenvolvimento, a aplicação e a análise de mediações de leitura realizadas com turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Belo Horizonte-MG. Nesse contexto, foram desenvolvidas atividades de leitura e interpretação relacionadas a textos de um material didático que aborda o tema Água, as quais propiciaram aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do Enem. Percebemos, por intermédio da análise dos dados, que houve significativo avanço dos estudantes em relação à interação com os textos científicos escolares. Dessa forma, sugerimos esse tipo de mediação como uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos contendo "coisas de química" no contexto do planejamento habitual do professor.

Palabras clave : Mediação de leitura; Habilidades; Enem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )