SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3(RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BARBOSA, Ana Cristina; SILVA, Nilma Soares da; JUNIOR, Célio da Silveira  e  SILVA, Luiza Renata Lourêdo da. MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.175-198. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172016180309.

Este estudo relata o desenvolvimento, a aplicação e a análise de mediações de leitura realizadas com turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Belo Horizonte-MG. Nesse contexto, foram desenvolvidas atividades de leitura e interpretação relacionadas a textos de um material didático que aborda o tema Água, as quais propiciaram aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do Enem. Percebemos, por intermédio da análise dos dados, que houve significativo avanço dos estudantes em relação à interação com os textos científicos escolares. Dessa forma, sugerimos esse tipo de mediação como uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos contendo "coisas de química" no contexto do planejamento habitual do professor.

Palavras-chave : Mediação de leitura; Habilidades; Enem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )