SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Teacher training and representations of Health: paths for Health Education from a critical perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FERREIRA, Marcello  and  LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Enunciados em propostas de ensino-pesquisa-extensão em cursos de física a distância: para além dos conteúdos, os discursos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.1-33. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190101.

Objetivando analisar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Física EaD, são apropriados quatro aportes teóricos do referencial discursivo de Michel Foucault: a delimitação da formação discursiva; a descrição dos enunciados; as práticas discursivas e as não discursivas: relações de saber/poder; e a cena enunciativa e a prática social. Nos documentos analisados, identificaram-se 57 enunciações e seis formações discursivas (funcionalista, humanista, legalista, tecnicista, pedagógica e política), a partir das quais se descreveram e discutiram enunciados, relações de saber/poder e práticas concretas, além da multiplicação dos discursos. As análises indicam que aquela articulação é fragilizada e não se sustenta discursivamente como princípio fiador da qualidade e autonomia universitária, fundante em suas funções na construção e disseminação do conhecimento.

Keywords : Ensino-Pesquisa-Extensão; Enunciados; Projetos Pedagógicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )