SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Formación docente y representaciones sobre Salud: caminhos para la Educación en Salud desde una mirada crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FERREIRA, Marcello  y  LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Enunciados em propostas de ensino-pesquisa-extensão em cursos de física a distância: para além dos conteúdos, os discursos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.1-33. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190101.

Objetivando analisar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Física EaD, são apropriados quatro aportes teóricos do referencial discursivo de Michel Foucault: a delimitação da formação discursiva; a descrição dos enunciados; as práticas discursivas e as não discursivas: relações de saber/poder; e a cena enunciativa e a prática social. Nos documentos analisados, identificaram-se 57 enunciações e seis formações discursivas (funcionalista, humanista, legalista, tecnicista, pedagógica e política), a partir das quais se descreveram e discutiram enunciados, relações de saber/poder e práticas concretas, além da multiplicação dos discursos. As análises indicam que aquela articulação é fragilizada e não se sustenta discursivamente como princípio fiador da qualidade e autonomia universitária, fundante em suas funções na construção e disseminação do conhecimento.

Palabras clave : Ensino-Pesquisa-Extensão; Enunciados; Projetos Pedagógicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )