SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Formação de professores e representações sobre Saúde: Caminhos para a Educação em Saúde desde uma perspectiva crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

FERREIRA, Marcello  e  LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Enunciados em propostas de ensino-pesquisa-extensão em cursos de física a distância: para além dos conteúdos, os discursos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.1-33. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190101.

Objetivando analisar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Física EaD, são apropriados quatro aportes teóricos do referencial discursivo de Michel Foucault: a delimitação da formação discursiva; a descrição dos enunciados; as práticas discursivas e as não discursivas: relações de saber/poder; e a cena enunciativa e a prática social. Nos documentos analisados, identificaram-se 57 enunciações e seis formações discursivas (funcionalista, humanista, legalista, tecnicista, pedagógica e política), a partir das quais se descreveram e discutiram enunciados, relações de saber/poder e práticas concretas, além da multiplicação dos discursos. As análises indicam que aquela articulação é fragilizada e não se sustenta discursivamente como princípio fiador da qualidade e autonomia universitária, fundante em suas funções na construção e disseminação do conhecimento.

Palavras-chave : Ensino-Pesquisa-Extensão; Enunciados; Projetos Pedagógicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )