SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Teaching-research-extension proposals’ statements in educational projects in distance physics courses: beyond the content, the speeches.Socioscientific Issues in Science Teaching: some characteristics of Brazilian researches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GARELLI, Fernando; MENGASCINI, Adriana; CORDERO, Silvina  and  DUMRAUF, Ana. Formação de professores e representações sobre Saúde: Caminhos para a Educação em Saúde desde uma perspectiva crítica. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.34-53. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017198116.

A fim de fazer uma contribuição para a formação de professores, apresentamos uma análise de representações sobre saúde a partir de definições e produções gráficas no âmbito de uma experiência educacional para professores em atividade do nível inicial, realizada entre 2012 e 2014. As definições permitiram-nos reconhecer as ontologias subjacentes, enquanto as produções gráficas mostraram diversos componentes e dimensões, enriquecendo as definições. Identificamos uma leitura da saúde focada no indivíduo, que relacionamos com categorias de trabalhos prévios, como saúde como estilo de vida, saúde como equilíbrio e a abordagem educativa comportamental. A reflexão crítica sobre as práticas associadas a esse olhar foi, na nossa experiência, um dos pontos de partida para desnaturalizar o existente e incentivar perspectivas mais complexas, multidimensionais e críticas.

Keywords : Representações Sociais; Saúde; Formação de Professores em Exercicio; Educação Infantil..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )