SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Enunciados en propuestas de enseñanza-investigaciónextensión en cursos de física a distancia: más allá de los contenidos, los discursos.Cuestiones Sociocientíficas en la Enseñanza de Ciencias: algunas características de las investigaciones brasileñas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

GARELLI, Fernando; MENGASCINI, Adriana; CORDERO, Silvina  y  DUMRAUF, Ana. Formação de professores e representações sobre Saúde: Caminhos para a Educação em Saúde desde uma perspectiva crítica. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.34-53. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017198116.

A fim de fazer uma contribuição para a formação de professores, apresentamos uma análise de representações sobre saúde a partir de definições e produções gráficas no âmbito de uma experiência educacional para professores em atividade do nível inicial, realizada entre 2012 e 2014. As definições permitiram-nos reconhecer as ontologias subjacentes, enquanto as produções gráficas mostraram diversos componentes e dimensões, enriquecendo as definições. Identificamos uma leitura da saúde focada no indivíduo, que relacionamos com categorias de trabalhos prévios, como saúde como estilo de vida, saúde como equilíbrio e a abordagem educativa comportamental. A reflexão crítica sobre as práticas associadas a esse olhar foi, na nossa experiência, um dos pontos de partida para desnaturalizar o existente e incentivar perspectivas mais complexas, multidimensionais e críticas.

Palabras clave : Representações Sociais; Saúde; Formação de Professores em Exercicio; Educação Infantil..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )