SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Enunciados em propostas de ensino-pesquisa-extensão em cursos de física a distância: para além dos conteúdos, os discursosQuestões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: algumas características das pesquisas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

GARELLI, Fernando; MENGASCINI, Adriana; CORDERO, Silvina  e  DUMRAUF, Ana. Formação de professores e representações sobre Saúde: Caminhos para a Educação em Saúde desde uma perspectiva crítica. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.34-53. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017198116.

A fim de fazer uma contribuição para a formação de professores, apresentamos uma análise de representações sobre saúde a partir de definições e produções gráficas no âmbito de uma experiência educacional para professores em atividade do nível inicial, realizada entre 2012 e 2014. As definições permitiram-nos reconhecer as ontologias subjacentes, enquanto as produções gráficas mostraram diversos componentes e dimensões, enriquecendo as definições. Identificamos uma leitura da saúde focada no indivíduo, que relacionamos com categorias de trabalhos prévios, como saúde como estilo de vida, saúde como equilíbrio e a abordagem educativa comportamental. A reflexão crítica sobre as práticas associadas a esse olhar foi, na nossa experiência, um dos pontos de partida para desnaturalizar o existente e incentivar perspectivas mais complexas, multidimensionais e críticas.

Palavras-chave : Representações Sociais; Saúde; Formação de Professores em Exercicio; Educação Infantil..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )