SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Formación docente y representaciones sobre Salud: caminhos para la Educación en Salud desde una mirada críticaHistoria y Filosofía de las Ciencias en la Educación Científica: ¿Para qué? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SOUSA, Polliane Santos de  y  GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: algumas características das pesquisas brasileiras. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.54-76. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190106.

Neste trabalho, analisou-se a compreensão apresentada pelas pesquisas brasileiras em Educação em Ciências sobre Questões Sociocientíficas. Para tal, realizou-se um estudo dos trabalhos publicados nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), entre o período de 1997 a 2013. Mediante a Análise Textual Discursiva, foram organizadas as categorias: Foco temático e natureza dos trabalhos; Compreensão de Questão Sociocientífica; Questões Sociocientíficas, abordagem CTS e desenvolvimento da argumentação; e Planejamento e implementação de propostas centradas em Questões Sociocientíficas. Dentre os resultados, destaca-se a necessidade de ampliar as discussões sobre o papel das Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências, que permitam esclarecer se essas constituem recurso didático-pedagógico, objeto de aprendizagem em sala de aula ou elemento estruturante do currículo. Além disso, há necessidade de mais sistematizações acerca das características dessas questões, suas relações com outros referenciais e critérios de seleção.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Pesquisas Brasileiras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )