SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: algumas características das pesquisas brasileirasConhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em ensino de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

DAMASIO, Felipe  e  PEDUZZI, Luiz O. Q.. História e filosofia da ciência na educação científica: para quê?. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.77-95. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190103.

Neste trabalho, descreve-se uma revisão bibliográfica em dissertações de mestrados e teses de doutorado no último decênio, que tecem considerações acerca da abordagem didática de história e filosofia da ciência na educação científica. A análise procurou, em um primeiro momento, identificar as referências filosóficas e pedagógicas declaradas pelos autores. A seguir, a investigação buscou os objetivos manifestados pelos autores para o uso didático da história e filosofia da ciência, também se e como eles articulam os referenciais adotados com a abordagem na educação científica de história e filosofia da ciência. Os resultados mostram que, com frequência, um aporte teórico, filosófico e metodológico está ausente. Bem como, quando existe tal fundamentação, há regularmente ausência da articulação e coerência entre elas. Como possíveis conclusões, os resultados podem e devem causar uma reflexão em relação ao desenvolvimento e credibilidade da própria área de pesquisa em educação científica.

Palavras-chave : Revisão Bibliográfica; História da Ciência; Educação Científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )