SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Historia y Filosofía de las Ciencias en la Educación Científica: ¿Para qué?Análisis de los conocimientos declarativo y procedimental de futuros maestros de química acerca de analogías índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

CORTES JUNIOR, Lailton Passos  y  SA, Luciana Passos. Conhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em ensino de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.96-117. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190105.

O principal objetivo deste estudo é analisar elementos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) mobilizados quando alunos iniciantes em um Mestrado em Educação em Ciências elaboravam atividades relacionadas à educação ambiental e ao uso de temas ambientais voltados para a educação básica. Participaram da pesquisa oito mestrandos com formação nas seguintes áreas do conhecimento: biologia, física, química e pedagogia. Para a obtenção dos dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Os resultados apontam que os mestrandos apresentam a base de conhecimentos para um PCK bem desenvolvido, apesar das dificuldades em relacionar o tema ambiental ao conteúdo específico da área. Considerações a respeito do conhecimento profissional dos futuros professores formadores sobre a educação ambiental no ensino de ciências são aspectos discutidos nesta pesquisa.

Palabras clave : PCK; Educação Ambiental; Educação em Ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )