SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19História e filosofia da ciência na educação científica: para quê?Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

CORTES JUNIOR, Lailton Passos  e  SA, Luciana Passos. Conhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em ensino de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.96-117. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190105.

O principal objetivo deste estudo é analisar elementos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) mobilizados quando alunos iniciantes em um Mestrado em Educação em Ciências elaboravam atividades relacionadas à educação ambiental e ao uso de temas ambientais voltados para a educação básica. Participaram da pesquisa oito mestrandos com formação nas seguintes áreas do conhecimento: biologia, física, química e pedagogia. Para a obtenção dos dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Os resultados apontam que os mestrandos apresentam a base de conhecimentos para um PCK bem desenvolvido, apesar das dificuldades em relacionar o tema ambiental ao conteúdo específico da área. Considerações a respeito do conhecimento profissional dos futuros professores formadores sobre a educação ambiental no ensino de ciências são aspectos discutidos nesta pesquisa.

Palavras-chave : PCK; Educação Ambiental; Educação em Ciências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )