SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Pedagogical content knowledge in the context of environmental education: an experience with master’s students in science teachingThe chemistry laboratoratory as locus of formative experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OLIVEIRA, Thais Mara Anastácio  and  MOZZER, Nilmara Braga. Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.118-141. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190102.

Neste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores.

Keywords : Analogias; Conhecimento Declarativo; Conhecimento Procedimental; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )