SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Conhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em ensino de ciênciasO laboratório de química como lócus de experiências formativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

OLIVEIRA, Thais Mara Anastácio  e  MOZZER, Nilmara Braga. Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.118-141. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190102.

Neste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores.

Palavras-chave : Analogias; Conhecimento Declarativo; Conhecimento Procedimental; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )