SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Analysis of declarative and procedural pre-service chemistry teachers’ knowledge about analogiesAn experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ZUIN, Vânia Gomes  and  ZUIN, Antônio Álvaro Soares. O laboratório de química como lócus de experiências formativas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.142-158. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190108.

O laboratório de Química, em muitas ocasiões, ainda é considerado um espaço onde prevalece a noção de que suas práticas deveriam ser autossuficientes, de tal maneira que sua produção seria descontextualizada em relação às determinações socioculturais que as geraram. Mas e se o próprio laboratório, com especial atenção ao de ensino, fosse identificado como um local onde os estudantes seriam estimulados a relacionar as práticas experimentais com tais características, de modo que o raciocínio crítico sobre tal relação fosse promovido e, portanto, fomentadas experiências formativas? Fundamentados principalmente nos escritos de Theodor Adorno e Walter Benjamin, os autores têm, como principal objetivo e contribuição ao campo, argumentar que o laboratório pode ser caracterizado como lócus de desenvolvimento de experiências formativas por meio da transformação do pensamento e ações sócio-historicamente situadas.

Keywords : Laboratório de Ensino; Ensino Superior; Experiências Formativas; Teoria Crítica; Escola de Frankfurt.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )