SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogiasUma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no ensino de biologia para jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ZUIN, Vânia Gomes  e  ZUIN, Antônio Álvaro Soares. O laboratório de química como lócus de experiências formativas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.142-158. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190108.

O laboratório de Química, em muitas ocasiões, ainda é considerado um espaço onde prevalece a noção de que suas práticas deveriam ser autossuficientes, de tal maneira que sua produção seria descontextualizada em relação às determinações socioculturais que as geraram. Mas e se o próprio laboratório, com especial atenção ao de ensino, fosse identificado como um local onde os estudantes seriam estimulados a relacionar as práticas experimentais com tais características, de modo que o raciocínio crítico sobre tal relação fosse promovido e, portanto, fomentadas experiências formativas? Fundamentados principalmente nos escritos de Theodor Adorno e Walter Benjamin, os autores têm, como principal objetivo e contribuição ao campo, argumentar que o laboratório pode ser caracterizado como lócus de desenvolvimento de experiências formativas por meio da transformação do pensamento e ações sócio-historicamente situadas.

Palavras-chave : Laboratório de Ensino; Ensino Superior; Experiências Formativas; Teoria Crítica; Escola de Frankfurt.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )