SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19An experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult studentsContinuing teachers’ education in elementary school’s early years: the impact of a science museum’s continuing education program from critical-reflective bias author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OLIVEIRA, Dekarla Xisto  and  CHAPANI, Daisi Teresinha. A pesquisa na formação em exercício de professores de ciências e biologia. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.179-197. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190107.

Este trabalho apresenta os resultados de investigação que teve como objetivo compreender como se deu a aprendizagem e o desenvolvimento da pesquisa em um curso de licenciatura em biologia para professores em exercício da rede pública do estado da Bahia e analisar as concepções de pesquisa de egressos desse curso. Os dados foram constituídos por meio da análise de conteúdo de documentos e de entrevistas com professores-cursistas e professores-formadores. Os resultados indicam que a pesquisa da prática pedagógica esteve pouco presente, em virtude de: organização curricular do curso, condições de trabalho dos participantes e representações a respeito da formação em biologia. Os egressos manifestaram concepções de pesquisa relacionadas com: atualização, trabalho avaliativo, atividade rigorosa e prática reflexiva. Concluímos que há necessidade de se ponderar mais profundamente a respeito das finalidades da pesquisa na formação docente, particularmente em cursos voltados para a formação em exercício.

Keywords : Licenciatura; Pesquisa; Docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )