SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Una experiencia de encuentro entre narrativas autobiográficas y narrativas científicas en la enseñanza de la Biología para jóvenes y adultosFormación continuada de profesores de los años iniciales de la educación básica: impacto del programa formativo de un museo de las ciencias a partir de la tendencia crítica-reflexiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

OLIVEIRA, Dekarla Xisto  y  CHAPANI, Daisi Teresinha. A pesquisa na formação em exercício de professores de ciências e biologia. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.179-197. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190107.

Este trabalho apresenta os resultados de investigação que teve como objetivo compreender como se deu a aprendizagem e o desenvolvimento da pesquisa em um curso de licenciatura em biologia para professores em exercício da rede pública do estado da Bahia e analisar as concepções de pesquisa de egressos desse curso. Os dados foram constituídos por meio da análise de conteúdo de documentos e de entrevistas com professores-cursistas e professores-formadores. Os resultados indicam que a pesquisa da prática pedagógica esteve pouco presente, em virtude de: organização curricular do curso, condições de trabalho dos participantes e representações a respeito da formação em biologia. Os egressos manifestaram concepções de pesquisa relacionadas com: atualização, trabalho avaliativo, atividade rigorosa e prática reflexiva. Concluímos que há necessidade de se ponderar mais profundamente a respeito das finalidades da pesquisa na formação docente, particularmente em cursos voltados para a formação em exercício.

Palabras clave : Licenciatura; Pesquisa; Docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )