SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19La Investigación en la Capacitación en Servicio de Profesores de Ciencias y BiologíaEl PNLD y los guías de los libros didáticos de las ciencias (1999-2014): un análisis posible índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PEREIRA, Grazielle Rodrigues; PAULA, Livia Mascarenhas de; PAULA, Lilian Mascarenhas de  y  COUTINHO-SILVA, Robson. Formação continuada de professores dos anos iniciais da educação básica: impacto do programa formativo de um museu de ciência a partir do viés crítico-reflexivo. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.198-219. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190817.

No presente trabalho, objetivamos avaliar um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental oferecido por um museu de ciência, localizado em uma região de grande vulnerabilidade social da Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. O curso se baseou no modelo críticoreflexivo, bem como a avaliação transcorreu após um semestre do término das atividades, por meio de entrevista semiestruturada e análise de fotografias. Com os resultados, verificamos mudanças significativas nas práticas dos docentes como a inserção de novas metodologias, interdisciplinaridade, planejamento e organização da disciplina de Ciências. Dessa forma, os docentes compreenderam a importância das Ciências para os anos iniciais, assim como reconheceram as diferentes possibilidades e potencialidades da disciplina para uma educação mais holística da criança.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Formação Continuada de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )